Publicidade

Arrancou esta quarta-feira e termina amanhã, no Fórum Cultural de Ermesinde, a 9.ª Edição da VALorizar – Mostra de Emprego e Formação do Concelho de Valongo.

A iniciativa, com entrada gratuita, conta com dezenas de entidades com ofertas de emprego, formação profissional e empreendedorismo.

O objectivo é apresentar à população, sobretudo aos mais jovens, as ofertas formativas existentes no concelho e nos concelhos limítrofes e também as necessidades existentes em termos de empregabilidade, diz a Câmara Municipal de Valongo.

A VALorizar foi inaugurada esta tarde pelo presidente do município, José Manuel Ribeiro. “São dois dias importantes em que mostramos a oferta formativa existentes e apontamos caminhos sobre as tendências de emprego”, afirmou, salientando que a mostra é aberta a toda a comunidade.

Ao Verdadeiro Olhar, o vereador da Educação adiantou ainda que a autarquia tem feito um esforço para trazer mais formação para o concelho. “Desde que a oferta de cursos profissionais passou a ser decidida pela Área Metropolitana do Porto, há dois anos, a Câmara Municipal de Valongo debateu-se para que as escolas secundárias de Alfena e Campo tivessem esta formação”, afirmou Orlando Rodrigues. O município conseguiu que viessem formações na área da Informática e Logística, passando para 13 os cursos profissionais existentes no concelho.

Tem havido também uma preocupação em adaptar a oferta formativa às necessidades das empresas de Valongo, assume o autarca. “Hoje temos mais oferta formativa e melhor distribuída pelo concelho. Havia alunos que tinham que ir para outros concelhos para ter cursos profissionais e hoje podem ficar em Valongo”, referiu.

Segundo o vereador da Educação, o concelho tem aproximadamente 15 mil alunos, sendo que esta feira de emprego e formação é também uma oportunidade para os cerca de mil alunos do 9.º ano decidirem que opção tomar no ensino secundário. Da mesma forma, os quase mil alunos que terminam o 12.º ano neste ano lectivo podem avaliar as ofertas no ensino politécnico e universitário e até no Exército.

Publicidade