Publicidade

A vereadora da saúde e vice-presidente da Câmara de Lousada, Cristina Moreira, foi empossada presidente do Conselho da Comunidade do ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte substituindo a vereadora da Acção Social e Saúde da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Filomena Silva.

O Conselho da Comunidade do ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte é um organismo ao qual compete reunir sinergias e construir dinâmicas na saúde em parceria com os municípios e demais instituições que o constituem, inserido na comunidade.

Ao Verdadeiro Olhar, a autarca de Lousada assumiu que a sua prioridade passa por continuar a estreitar laços com o ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte, incorporando como suas as prioridades do ACES e fazendo com que o Conselho da Comunidade do ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte tenha um plano de acção com actividades e fazer cumprir aquilo que são as preocupações dos parceiros, nomeadamente das comissões dos utentes, das autarquias, das escolas e dos demais actores e agentes que integram o agrupamento de centros de saúde.

“O Conselho da Comunidade serve para que o ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte cumpra os seus próprios objectivos pelo que o plano local da saúde instrumento fundamental para o ACES seja efectivamente uma realidade contribuindo para a diminuição da doença”, frisou.

A vereadora da Câmara de Lousada afirmou estar bastante motivada para o exercício das suas novas funções, sendo a área da saúde uma dos seus predilectas.

“A área da saúde, ao contrário do que as pessoas possam pensar, é uma área extremamente importante e que deve ser encarada ao nível supra-municipal. É complexo e difícil fazer-se política nesta área ou estabelecer estratégias neste domínio se o fizermos cada um por si. A área da saúde é uma área que nos coloca imensos desafios pelo que deve ser encarada numa escala mais ampla e não de uma forma redutora. Pretendo dar o meu melhor para depois entregar o Conselho da Comunidade ao meu colega de Felgueiras já com uma série de objectivos cumpridos”, atestou, assumindo querer trabalhar para os três concelhos que integram o ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte (Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira).

Publicidade

A autarca estabeleceu, também, como sendo objectivo do Conselho da Comunidade olhar para as doenças mentais e em especial para a depressão com a atenção que estas doenças devem merecer.

” A saúde mental é, presentemente,  tão importante quanto a saúde física”

A responsável pelo pelouro da saúde da Câmara de Lousada afiançou que a saúde mental é, presentemente, tão importante quanto a saúde física, salientando que existe na sociedade actual ainda um preconceito no que toca às doenças mentais, estando a saúde mental, regra geral, associada  à psiquiatria e doenças mentais.

“É fundamental desmitificar este estigma na sociedade portuguesa, fazendo um grande debate sobre o tema que envolva vários actores e parceiros até porque existem, actualmente, profissionais capazes e devidamente credenciados que podem minimizar o sofrimento das pessoas que possam sofrer deste tipo de distúrbios psíquicos”, adiantou.