Foto: Nebojša Tejić/STA - EUSO 2018 (https://www.euso2018.si)
Publicidade

Armando Teixeira, aluno do 11.ºA da Escola Secundária de Ermesinde, em Valongo, conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas da Ciência da União Europeia – EUSO 2018, que decorreram na Eslovénia.

“Hoje é um dia de honra e glória para o nosso Agrupamento. O nosso aluno Armando Teixeira, que foi um dos representantes de Portugal na EUSO 2018- Olimpíadas da Ciência da União Europeia, conquistou uma medalha de ouro à frente de 47 equipas de outros países, o que nos enche a todos de orgulho”, refere a escola na sua página oficial da rede social Facebook.

Armando Teixeira integrou uma das duas equipas portuguesas em competição, conquistando a medalha juntamente com Diogo Nogueira e Marco António Ribeiro.

Segundo o site da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a outra equipa portuguesa conquistou uma medalha de bronze. A prova contou com a participação de estudantes de 25 países europeus.

Publicidade

Em 2019, a EUSO decorrerá pela primeira vez em Portugal, nas instalações desta faculdade.

De acordo com a Direcção-Geral da Educação, esta competição destina-se a estudantes do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, interessados no ensino das ciências. Tem como objectivo estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes assim como comparar o currículo e as perspectivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia.