Fotografia: Câmara de Paredes
Publicidade

Quarenta alunos do projecto Eco Escolas da EB 2/3 da Sobreira, no concelho de Paredes, plantaram, esta quarta-feira, 400 pinheiros bravos no Monte Meseiros. A iniciativa foi promovida pela Junta de Freguesia de Sobreira e contou ainda com o apoio de vários elementos dos Combatentes do Ultramar de Sobreira.

Ao Verdadeiro Olhar, o presidente da Freguesia da Sobreira, João Gonçalves, realçou a iniciativa dos alunos da EB2,3 da freguesia que com esta acção deram um primeiro passo para a reflorestação daquela área que foi ceifada, no ano transacto, por um incêndio de forte intensidade.

“Trata-se de uma acção meritória que vai possibilitar proceder à plantação de novos pinheiros que vão substituir as árvores que foram literalmente destruídas pelas chamas, num local único da freguesia que espero sensibilize, também, a restante comunidade para a importância de preservarmos os nossos recursos e o nosso ecossistema”, disse.

Publicidade

João Gonçalves destacou, também, que esta actividade não vai ficar por aqui, sendo objectivo da Junta de Freguesia proceder à limpeza toda da área afectada pelo incêndio, entre 30 a 35 hectares, preparar o solo para depois proceder ao restante repovoamento.

“Estamos a falar de uma tarefa de uma envergadura mais acentuada que terá que contar com o apoio de mais parceiros e da própria comunidade. Estamos a falar de um importante recurso que deve ser preservado por todos”, explicou.

A acção de reflorestação contou com a participação do presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida e dos vereadores Francisco Leal e Paulo Silva.