Fotografia: Câmara de Valongo
Publicidade

Iniciaram, esta terça-feira, os trabalhos para a construção do novo parque de estacionamento da Azenha, em Campo, concelho de Valongo. Promovida pela Câmara Municipal de Valongo, esta empreitada tem um custo estimado de 215.428 euros e o prazo de execução é de 180 dias. O equipamento vai ficar na entrada do Parque das Serras do Porto, salienta o município em nota de imprensa.

A área total de intervenção é de aproximadamente 9.000 metros quadrados, dos quais 5.000 metros quadrados correspondem à área para estacionamento. No total, serão criados 81 lugares para aparcamento de veículos ligeiros, seis dos quais destinados a pessoas com mobilidade condicionada e quatro lugares de estacionamento para veículos pesados.

Além da criação de lugares de estacionamento, as obras incluem instalações sanitárias pré-fabricadas, posto de apoio a ciclistas, mobiliário urbano (mesas, bancos, papeleiras, bebedouro, painel informativo e totem) e espaços verdes.

Fotografia: Câmara de Valongo

O parque de estacionamento terá dois acessos distintos, um a noroeste para acesso automóvel e outro a sudoeste para acesso pedonal.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, que é também presidente do Conselho Executivo da Associação Parque das Serras do Porto, revelou que este equipamento será um importante ponto de apoio para os visitantes do Parque das Serras do Porto e permitirá aceder pé às Serras de Santa Justa e Pias, ao vale do Rio Ferreira e à aldeia de Couce.

Publicidade

Esta é a segunda fase do projecto iniciado em 2017 e que incluiu já o alargamento da Rua de S. João, a colocação de redes de águas pluviais, a demolição de construções clandestinas e a criação de baias de estacionamento.