O Projecto “Recolha Selectiva em Festas e Romarias” da Lipor – entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde – tem como objectivo aumentar os quantitativos de materiais encaminhados para reciclagem, promovendo a gestão sustentável dos resíduos produzidos em iniciativas como romarias, feiras temáticas e similares.

Desde o seu arranque, em Maio de 2017, até ao final do ano, o projecto foi implementado num total de 16 festas e romarias, tendo sido recolhidas um total de 31.488 quilogramas de resíduos recicláveis (papel, cartão, embalagens de plástico e metal e vidro), explica a Lipor.

Esse montante reverteu num valor de donativo a entregar a causas sociais e de apoio à comunidade. Esta segunda-feira, a Lipor entregou 9.750 euros a várias instituições destes concelhos. Em Valongo, foram apoiados os Bombeiros Voluntários de Ermesinde e os Bombeiros Voluntários de Valongo.

 

O projecto tem já garantida continuidade em 2018, nos oito municípios associados à Lipor.