Publicidade

A Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira promove, dia 21 de Abril, pelas 16h00, no âmbito do Projecto Histórias com Emoção, a iniciativa Os Catitas e as emoções “A Raiva faz mal à saúde”, dirigida a famílias com crianças dos quatro aos oito anos.

Segundo a organização, as histórias apresentadas aos mais pequenos pretendem trabalhar as emoções, gerir situações e ensinar a lidar com os sentimentos.

“As emoções tem um papel muito importante na formação da personalidade da criança e na sua forma de interagir com o mundo que a rodeia, e, as histórias são um dos recursos pedagógicos mais utilizados para trabalhar as emoções com as crianças. Graças às histórias a criança pode “viver” vidas diferentes da sua ( a dos personagens), assim como pode ver refletidas as suas próprias emoções e sentimentos através dos mesmos”, lê-se na nota enviada, que salienta que este projecto pretende, também, educar os mais pequenos a sentir as emoções, situá-las no corpo e nomear o que sentimos, seja alegria, tristeza, raiva ou medo.

Publicidade

“Se identificarmos o que sentimos, é mais fácil reagir à situação. Podemos sentir medo de coisas que não conhecemos ou não podemos controlar, ou raiva, se as coisas não acontecem como queremos, mas se podemos reconhecer o que sentimos e temos um adulto ao nosso lado (pai, mãe, irmão mais velho, professor ou psicólogo) que nos diz que é bom sentir isso, que nos ajuda a entender isso, é mais fácil para nós aprender a fazer algo perante essa emoção”, refere, a mesma fonte.

O Projecto  “Histórias com Emoção” pretende ao longo deste ano de 2018, Ano Municipal da Educação, trabalhar  histórias que levem ao reconhecimento e identificação de emoções básicas (alegria, tristeza, medo, raiva, etc..) e contribuir para a promoção de uma melhor educação emocional.