Publicidade

José Ribeiro, enfermeiro director do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), é o novo presidente da Associação de Directores de Enfermagem.

Os novos órgãos sociais reúnem pela primeira vez e tomam posse na próxima sexta-feira, no Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Com a eleição de José Ribeiro, a 27 de Janeiro, o CHTS passa a ser a sede da Associação de Directores de Enfermagem.

Segundo nota de imprensa, o novo presidente quer, neste mandato de dois anos, “realizar reuniões e fóruns de discussão itinerantes para partilha de conhecimentos e recolha de contributos bem como propostas de alterações legislativas”.

 “O responsável defende também a criação da categoria profissional de enfermeiro gestor, destinada aos profissionais com funções assistenciais e clínicas, mas que também gerem serviços e departamentos. A alteração dos estatutos da Associação é ainda outra das intenções de José Ribeiro, para que ‘também os vogais dos conselhos clínicos de enfermagem dos agrupamentos de centros de saúde (ACES)’ possam ser associados”, acrescenta a mesma fonte.

A Associação de Directores de Enfermagem foi criada em Outubro de 1998 e abrange os 41 enfermeiros directores dos Hospitais em Portugal e os antigos enfermeiros directores.