Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar
Publicidade

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que integra o Hospital Padre Américo e o Hospital S. Gonçalo em Amarante, é o centro hospitalar que vai registar um dos maiores aumentos de médicos especialistas na sequência do despacho publicado em Diário da República que abre um concurso para admitir médicos nos hospitais.

Segundo fonte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, este centro recebe mais de duas dezenas de médicos distribuídos pelas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia geral, Doenças infecciosas, Endocrinologia e nutrição, Ginecologia/obstetrícia, Medicina interna, Nefrologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia e Radiologia.

A abertura deste concurso por parte dos Ministérios da Saúde e Finanças tem como principal objectivo reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) através da contratação de médicos especialistas para integração na área hospitalar.

Citado em comunicado, o presidente do Conselho de Administração, Carlos Alberto, revelou que este esforço da tutela é o reconhecimento da necessidade de reforço dos médicos no CHTS para dar uma maior resposta à necessidades da nossa população.

“Os dois hospitais do Centro Hospitalar enfrentam uma enorme carga assistencial, por servir mais de 5% de toda a população portuguesa (520.000 habitantes de 12 concelhos em quatro distritos) e ainda pelo facto de ser a 2.ª maior urgência do Norte do país, logo depois do Centro Hospitalar S. João, pelo que esta notícia, apesar de não resolver todos os problemas é motivo de enorme satisfação”, disse.

Segundo Carlos Alberto, o serviço de Medicina Interna, que tem sofrido enormes carências de médicos, viu reconhecida essa mesma necessidade pela tutela e foi o serviço contemplado pelo maior número de vagas em todo o país.

“Embora haja ainda algumas especialidades em que não possuímos todos os recursos humanos que gostaríamos (atendendo à falta de meios humanos disponíveis a nível nacional), o reforço agora previsto com a abertura deste concurso vai permitir uma melhoria na prestação dos cuidados aos utentes e ainda um maior combate às listas de espera em consultas e cirurgias”, frisou.

Fonte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa garantiu que outra das preocupações da administração passa por tornar cada vez mais atractivo o CHTS para a fixação de novos profissionais atendendo à sua boa localização geográfica, aos diversos projectos inovadores em curso e à possibilidade de desenvolvimento de áreas de investigação pela grande casuística que a nossa dimensão proporciona.

Distribuição dos novos 23 médicos especialistas distribuídos por 14 especialidades :

Anestesiologia – 2

Cardiologia – 1

Cirurgia geral – 1

Doenças infecciosas – 1

Endocrinologia e nutrição – 1

Ginecologia/obstectrícia – 2

Medicina interna – 7

Nefrologia – 1

Oftalmologia – 2

Otorrinolaringologia – 1

Patologia clínica – 1

Pediatria – 1

Pneumologia – 1

Radiologia – 1