Publicidade

O Carnaval em Penafiel começou na sexta-feira passada com o desfile das crianças das nossas escolas. Mas que manhã magnífica passamos!

Foram muitas as escolas que marcaram presença em mais um tradicional cortejo de Carnaval na nossa cidade! Muita animação, muita alegria e muita cor!

É de louvar o empenho das professoras, educadoras e auxiliares na preparação dos seus temas, muito interessantes por sinal, relacionados, na maior parte dos casos, com temas abordados nas aulas, o que permite que os alunos apliquem os seus conhecimentos a preparar uma atividade extra curricular mais divertida e popular. Uma receita excelente, sem dúvida, e que capta certamente a atenção dos miudos.

De facto, foi um cortejo muito bem organizado, muito completo e que a todos encheu de alegria! Parabéns a todos!

Decorreram, depois, durante o fim de semana e no dia de Carnaval, outros desfiles pelo concelho, também com o seu valor, naturalmente, e onde os miudos e graúdos puderam sair à rua cheios de folia e manter a tradição do Carnaval português.

Este Carnaval que não tem (ou não deveria ter) o samba do Brasil, porque também não temos o seu sol e as suas temperaturas!

Este Carnaval português, simples e alegre, à nossa moda e que tem, de resto, tradição forte em alguns dos Municípios de Portugal, que assumem este dia como o momento mais alto da sua vida cultural e turística.

Felizmente, não é o caso de Penafiel. O Carnaval também aqui acontece, mas não é o momento mais alto da vida da cidade e do concelho. Temos mais. Temos muito mais: temos quase 248 anos de idade enquanto cidade; temos história e um património inigualável; temos Endoenças; temos as maiores festas do Corpo de Deus; temos Aldeia de Quintandona e a sua Festa do Caldo; temos o melhor Caldo Verde de Irivo; temos AGRIVAL; temos Sentir o Verão; temos o melhor Museu; temos uma Biblioteca na Rede UNESCO; temos Escritaria; temos S. Martinho; temos cidade Natal; somos um Municipio Amigo das Famílias; somos um Municipio com melhor programação cultural autárquica; temos os melhores autarcas e temos uma rede associativa do melhor e que nos permite assegurar aos nossos cidadãos o gosto e o orgulho de serem Penafidelenses.

Somos o melhor território para viver, visitar e investir!!!

Voltando ao tema, em Penafiel, o Carnaval saiu à rua, apesar do mau tempo que se fez sentir. Muita chuva e frio. Resta-nos a esperança de que se cumpra o ditado: Carnaval na lareira, Páscoa na eira! A ver vamos!

Bem haja a todos quantos participaram e tornaram possível manter também esta tradição!