Publicidade

A Câmara Municipal de Valongo volta a celebrar a quadra natalícia promovendo a iniciativa Aldeias de Natal e um vasto programa de actividades direccionadas a esta quadra, o ciclo de concertos e exposições a realizar no Museu Municipal de Valongo e no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada.

A «Aldeia de Natal», evento que reúne artesanato, gastronomia e animação cultural, para celebrar o Natal, realiza-se de 8 a 10 de Dezembro, no Parque Radical de Valongo, e de 16 a 23 de dezembro no Parque Urbano de Ermesinde.

A abertura oficial realiza-se às 15h00, no dia 8, em Valongo, e no dia 16, em Ermesinde. Com entrada gratuita, a iniciativa visa, também, promover o convívio, a solidariedade, o empreendedorismo social, o conhecimento e a partilha.

A «Aldeia de Natal» inclui casinhas mágicas dinamizadas pelas associações locais com contos de encantar, um presépio vivo, a Casa do Pai Natal, jogos tradicionais, gastronomia típica, venda de artesanato e muita animação específica para o público infantil (carrossel, insufláveis, canhão de neve, etc.).

Este ano, a programação cultural da quadra natalícia integra o ciclo de concertos de Natal/Reis dinamizados pela autarquia em parceria com o Orfeão da Associação Académica e Cultural de Ermesinde e a Banda Musical de S. Martinho de Campo, com o apoio das paróquias de Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo.

A tradicional exposição e venda de presépios do município de Valongo estará patente ao público, no Museu Municipal até ao dia 5 de Janeiro.

A mostra incluiu mais de 500 presépios nos mais variados formatos, cores e materiais (ferro, cerâmica, lousa, crochê, etc.) pertencentes a colecionadores e artesãos do concelho de Valongo.

A exposição além do horário habitual (segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30) estará também aberta aos domingos de 3, 10 e 17 de dezembro, entre as 15h00 e as 18h00, com trabalho ao vivo de artesãos do concelho.

Já o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, em Sobrado promove a habitual “Montra de Natal”, iniciativa que visa a venda de objectos de arte, artesanato e merchandising alusivos à temática da festa de S. João de Sobrado, que estará patente até 8 Janeiro do próximo ano. A Montra de Natal tem como objetivo potenciar a produção local. A par da venda de Natal estará patente, igualmente no CDBM, a exposição “Edifícios Religiosos de Sobrado em Maquete”, com trabalhos da autoria do sobradense Joaquim Rocha.

O certame destina-se ao público em geral, tem entrada gratuita e encontra-se patente ao público nos dias úteis entre as 14h00 e as 17h30. De manhã, a visita ao certame realiza-se entre as 9h00 e as 12h30 será sob marcação prévia.

À semelhança dos anos anteriores, os principais edifícios do concelho serão iluminados e colocadas estruturas luminosas em cada uma das cinco freguesias: Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo, num investimento que não ultrapassa os 2500 euros.