Foto: Excellence Crew
Publicidade

A cidade de Valongo acolhe, no dia 10 de Dezembro pelas 15h00, a Excellence Breaking Battle, competição de breakdance que conta com alguns dos melhores artistas nacionais.

A iniciativa irá contará com “batalhas” para maiores e menores de 16 anos na Sala das Artes de Valongo.

Segundo Pedro Gil Carvalho, da organização, o Excellence Breaking Battle tem já confirmada a presença de dois convidados internacionais a nível de topo mundial, Anton LB e Ana Ortega LadyFury, que vão jurar a competição e leccionar workshops. O júri contará, também, com a presença de Ivo Ribeiro.

A competição vai ter participantes de Espanha, França e Brasil. A nível nacional, está prevista a presença de alguns dos melhores artistas nacionais da actualidade.

“De momento não nos é possível determinar quantos artistas nacionais vão marcar presença, uma vez que as inscrições estão ainda a decorrer. Iremos qualificar 16 artistas por cada categoria (adulta e juvenil)”, disse.

Pedro Gil Carvalho, do Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo, destacou que esta iniciativa surgiu com a comemoração do 10.º aniversário do grupo e tem como finalidade promover a cultura, as artes e incentivar novas gerações para a prática de breakdance.

Ao Verdadeiro Olhar, Pedro Gil Carvalho revelou que este evento é já uma referência na região e dentro da modalidade de breakdance. “Verificamos que há cada vez mais pessoas a aderir e que o evento tem vindo a crescer  e a ganhar visibilidade de ano para ano”, disse, salientando que o objectivo é que o Excellence continue a crescer.

Sobre a visibilidade e o impacto que o breakdance tem vindo a ter junto da comunidade, Pedro Gil reconheceu que o grupo sente que há cada vez mais pessoas a valorizar o trabalho do grupo. “Ainda não conseguimos chegar a toda gente, mas os que vêem os nossos  espectáculos o que nos dizem é que gostam do nosso trabalho”, disse, atestando, no entanto, que há ainda quem olhe para o breakdance como uma “dança invulgar, fora do normal e que é difícil”.

“Há mentalidades que diferem, para uns é moda, para outros já é algo mais sério. A verdade é que muita gente ainda desconhece esta arte”, atestou.

Falando do grupo Excellence Crew, da Escola de Dança do Núcleo e Cultural e Recreativo, Pedro Gil Carvalho revelou que o grupo conta com seis adultos mais 25 elementos, que designou por nova geração. O grupo tem como propósitos promover a arte e a cultura hip-hop, incentivar as novas gerações, leccionar aulas, workshops, e incutir novas  influências e valores aos mais jovens.

Este grupo costuma participar em competições de hip-hop, breakdance , na vertente coreográfica e na vertente batalha e em diversos eventos, desde festivais de dança, festas temáticas, eventos solidários entre outros. “Representamos o concelho em campeonatos nacionais e internacionais”, afiançou Pedro Gil, referindo que o breakdance é uma modalidade em expansão. “O breakdance está, cada vez mais, em expansão, daí serem importantes estes eventos para a divulgação assim como o trabalho da imprensa, as redes sociais e a televisão que ajudam e contribuem para que esta cultura possa ter mais visibilidade”, assegurou.

Pedro Gil referiu, também, o apoio das autoridades locais tem sido decisivo para a promoção do breakdance. “É graças a este apoio que podemos realizar este evento pelo segundo ano em Valongo. Aproveito para agradecer, também, a autoridades de outros concelhos que nos têm dado o seu apoio e têm sido importantes para que esta evento tenha a visibilidade que tem hoje”, confessou.

As prioridades da Excellence Crew passam por dar continuidade à Escola de Dança do Núcleo, continuar a competir e a organizar eventos. “Esperamos para 2018 trazer um projecto ainda maior que ambicionamos de forma a enriquecer o concelho, o turismo, a cultura e a juventude de forma pedagógica”, referiu, salientando, todavia, que o grupo continua a sentir falta de apoio e de não conseguir chegar às pessoas certas de forma a que o trabalho do grupo seja ainda mais valorizado. “Temos trabalhado arduamente para que esta arte, neste caso a dança seja mais valorizada perante o concelho e sociedade em geral”, afirmou.

Na categoria BabyBattle (competição de breakdance até aos 16 anos)  esta é a 5.ª edição que decorre em Valongo. Já no que toca ao Excellence Breaking Battle esta é a segunda edição.