Publicidade

A Câmara Municipal de Valongo distinguiu, no âmbito das comemorações dos 180 anos do concelho, várias figuras e personalidades que se notabilizaram pelo trabalho, dedicação e mérito, nas mais diversas áreas, e que contribuíram para o desenvolvimento e afirmação do concelho.

Entre as personalidades distinguidas encontram-se figuras ligadas à área do associativismo, cultura, desporto e no domínio social.

O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, destacou a importância deste evento com a necessidade de manifestar o reconhecimento do município às personalidades que contribuíram para a afirmação do território.

“Uma comunidade que não lembra o passado, que não tem orgulho pelo seu passado tem um mau presente e, seguramente, terá um mau futuro. Numa terra como Valongo, onde residem quase 100 mil habitantes, é determinante afirmar a nossa identidade sob pena de cairmos numa lógica suburbana e periférica”, disse, referindo-se às personalidades distinguidas como  um dos activos mais preciosos do município, que partilham a mesma paixão e preocupação pelo concelho, a sua matriz e os seus valores.

O autarca realçou a importância  do concelho de Valongo no contexto da Área Metropolitana do Porto. “Não é fácil fazer a afirmação de um território como este porque Valongo não é um território fácil, tem dois eixos urbanos, um em torno de Valongo, Campo e Sobrado e o outro em torno de Ermesinde e Alfena. É um concelho que sofre muito com a atracção pelo centro e pelo Porto, mas que tem uma identidade e se distingue dos demais”, disse.

Na sua intervenção, o chefe do executivo relevou o facto de o concelho de Valongo ser um território com uma identidade cultural, que dispõe de um conjunto de produtos e activos que são a imagem de marca do concelho e que importa valorizar e potenciar. “Há um conjunto de marcas e elementos que definem o concelho, nomeadamente o brinquedo tradicional de Ermesinde e Alfena; o património religioso, a Igreja de Santa Rita; as bugiadas e mouriscadas, a maior festa de máscaras do mundo, que se realiza no Sobrado;  entre outros  produtos que estão a ser mobilizados numa estratégia de desenvolvimento capaz de atrair visitantes”, expressou, referindo-se, também, à ardósia, em Campo, e à panificação, nomeadamente a regueifa e o biscoito, como activos fundamentais para a estratégia de promoção do município.

José Manuel Ribeiro aludiu, também, ao Parque das Serras do Porto, que integra os concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes, um território riquíssimo em património natural e cultural e com excelentes condições para actividades ao ar livre.

O responsável pelo executivo manifestou ainda, que Valongo dispõe de uma variada tradição histórico-cultural, relevando o trabalho realizado pela comissão de honra, equipa que durante um ano organizou as comemorações dos 180 anos do concelho. “Deixo uma palavra de apreço à Comissão de Honra que conseguiu identificar uma lista de 79 pessoas que foram, hoje, reconhecidas e que podem servir de inspiração para o futuro. Sei que tudo o que foi feito vai dar origem a uma publicação que irá ser enviada posteriormente a vários elementos da sociedade”, afiançou.

Apresentado novo produto gastronómico

No âmbito das comemorações dos 180 anos do concelho foi, também, apresentado um novo produto gastronómico (prato e sobremesa), uma iniciativa da Câmara de Valongo e da APHORT (Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo), integrada no programa Prove, da autoria dos chefs Jorge de Sousa e Filipe Moreira.

O produto gastronómico baseia-se nas tradições e na história, alimentares e culturais do concelho e constitui uma aposta no sentido de qualificar e modernização da oferta gastronómica local.

O Prove consiste um desafio que oferece a possibilidade de criar novas receitas e/ou pratos inovadores e diferenciadores, inspirados nas tradições gastronómicas, alimentares e culturais, incluindo obrigatoriamente os produtos da região. O objectivo principal é a promoção da gastronomia local e tradicional do Município junto dos turistas. O desafio foi lançado aos restaurantes, pastelarias e confeitarias do concelho na sessão de apresentação do projecto teve lugar dia 14 de Março, no Museu Municipal de Valongo.

Lista de Homenageados                              

Adérito Ferreira de Moura

Agostinho Dias Pinto

Albino da Silva Martins Poças

Alexandre Paulo de Aguiar Falcão

Álvaro Pereira

Américo Carneiro Moreira

Antonieta Alves Moreira

António Abel da Silva Santos

António Abreu Teixeira

António Manuel Esteves Monteiro

António Fernando Ferreira Santos

António José Almeida da Rocha Felgueiras

António José Cruz Sousa Vale

António Martins Pereira

António da Silva Cunha

Armando Guimarães Pedroso

Artur da Conceição Ferreira

Artur José Alves Oliveira

Augusto Ferreira Bento

Aurélio dos Santos Ferreira

Be-Dom / Miguel Ferreira

Delfim Alberto Moreira Santos Pires

Delfim José Teixeira Moreira

Diamantino Manuel Pinto Fernandes

Domingos Marques das Neves

Ernesto Almeida Mendes

Felisbina Moreira das Neves

Francisco José Marques Santos Pires

Henrique Queirós Rodrigues

Isilda Araújo

Jacinto Correia Araújo Soares

João Carlos Santos Castro Paupério

João Melo Costa

João Rafael Koehler

João da Silva Peixoto

Joaquim Augusto Carvalho dos Santos

Joaquim Fernandes Oliveira

Joaquim Leão

Joaquim Alberto Ferreira Penela

Joaquina Rosa Moreira Rodrigues da Silva Dantas

José Afonso Teixeira Magalhães Lobão

José Alberto Reis

José Barbosa Ferreira Alves

José Joaquim Alves Nora

José Joaquim Dias Rebelo

José Manuel Macedo

José Manuel Pereira

José Miguel Lopes Cunha Marques

José Rodrigo Sousa Magalhães

Júlio Alexandre Ferreira Penela

Júnior Sampaio

Laurindo Marques Barbosa

Lisete da Conceição Martins Paranhos de Oliveira

Luis Borges Martins

Luís Miguel Ismael

Manuel Aires Batista

Manuel António Pinto Suzano

Manuel Augusto Dias

Manuel António dos Santos Carneiro

Manuel Fernando Soares da Silva

Manuel Joaquim da Silva Pinto

Manuel Rocha Ferreira

Manuel da Silva Poças

Manuel Valdrez

Margarida Mª Abreu de Sousa Aguiar

Maria Antónia Ferreira Sousa

Maria do Carmo Gonçalves Dias

Maria Eduarda Nicolau Ferreira

Mª da Trindade Morgado do Vale

Maria Vilaça

Martinho Fernando da Silva Abreu

Nelson de Camões Castro Neves

Paula Maria Pinto Ferreira Sinde Monteiro

Rosa Maria Martins Rocha

Rui Vinhas

Sebastião Martins Luis Brás

Timoteo Costa Silva

Vicente António Nunes da Silva

Vitorino da Silva Neves