Publicidade

No passado 1 de outubro o PS teve a maior percentagem de votos desde que somos uma democracia. Foi uma vitória histórica e por consequência a maior derrota do PSD que nem coligado conseguiu evitar um resultado desastroso, ficando pela primeira vez sem qualquer autarquia no concelho de Valongo. Por sua vez a CDU sofreu a consequência de durante um mandato inteiro andar de braço dado com o PSD, numa coligação negativa, com o único intuito de tolher a governação camarária do PS liderada por José Manuel Ribeiro.

Mas qual o motivo para estes resultados? Como Diretor de Campanha gostaria muito de dizer que foi graças a uma campanha eleitoral brilhante mas a verdade é que a vitória deve-se a 4 anos de mudança. Mudança no estilo de governação, finalmente transparente e mais próxima, mudança na estratégia de lançar marcas que identificam aquilo que melhor sabemos fazer, mudança no afirmar Valongo como o 1.º destino metropolitano para desporto outdoor e mudança no lançamento de uma estratégia de promoção para tornar Valongo num concelho a visitar. Como acreditamos que estamos no caminho certo a nossa campanha baseou-se em explicar aquilo que foi feito, o que ainda não foi possível fazer e aquilo que falta fazer, que é muito, é certo, mas como acreditamos que estamos no caminho certo foi fácil transmiti-lo aos eleitores.

Os nossos adversários em contrapartida apostaram numa campanha sem ideias novas, apelando ao regresso a uma política que os Valonguenses em 2013 disseram não querer mais. Até os pseudo independentes de pouca ou nenhuma independência se aliaram aos supra referidos para produzir uma campanha de mentiras, boatos, fazendo do nada um problema enorme. Os Valonguenses souberam filtrar toda esta contrainformação e souberam reconhecer todo um trabalho árduo de 4 anos sem recursos financeiros e sem condições politicas. Os Valonguenses deram-nos um voto de confiança e podem confiar que iremos fazer ainda mais e melhor.

Este mandato será para apostar numa melhor qualidade das nossas escolas, numa mobilidade inclusiva e em tornar Valongo um sítio para visitar e para desfrutar. Se somos uma cidade dormitório pela localização geográfica não precisamos de ter mentalidade suburbana, nem nos acomodar ao estigma de cidade dormitório. O nosso concelho tem demasiada riqueza para nos resignarmos a tal e a riqueza começa nas nossas tradições na nossa memória e nas nossas gentes. Valongo confiou neste executivo PS e nós acreditamos que trabalhando, continuaremos a mudar Valongo para se tornar um concelho melhor.