Foto: Miss e Mister Sénior 2016
Publicidade

No âmbito do Mês do Idoso, a Câmara Municipal de Lousada realiza, no dia 22, no auditório municipal, o concurso Miss e Mister Sénior, actividade que conta com o apoio de várias instituições e é bastante participada pela comunidade local.

Segundo a organização, a iniciativa enquadra-se no conjunto de actividades que a autarquia realiza neste mês tendo em objectivo um envelhecimento activo e saudável.

A iniciativa tem, também, como objectivos promover a proximidade com as comunidades locais e os respectivos movimentos seniores, pretendo-se fomentar a consciencialização do papel que as entidades e as famílias têm no acompanhamento dos idosos e na promoção da qualidade de vida.

A eleição da Miss e Mister Sénior de Lousada é um dos pontos altos das comemorações do Mês do Idoso.

No concelho de Lousada existem 15 movimentos seniores a funcionar em 15 freguesias. Estas estruturas  representam um exemplo da parceria e têm como prioridade promover o envelhecimento activo, fomentar a melhoria da sua qualidade de vida e integração na sociedade.

O projecto é desenvolvido em colaboração com as juntas de freguesia, instituições particulares de solidariedade social e outras entidades de âmbito cultural, recreativo e social. O movimento sénior  conta com a colaboração de inúmeros voluntários que em cada espaço dinamizam os diferentes grupos.

De entre as várias actividades já promovidas pelo município destacam-se, também, o São João Social, efeméride que conta com a participação dos movimentos seniores desfilam com as suas músicas, trajes e coreografias preparados para o efeito.

A tradição do passeio que se realiza anualmente é, igualmente, uma actividade que mobiliza inúmeros participantes e que este ano teve como destino Ponte de Lima, com uma visita ao Festival Internacional de Jardins e um almoço convívio que decorreu no Parque de Merendas da Correlhã, reunindo cerca de 300 pessoas, entre seniores e voluntários.

Aulas de ginástica e o boccia têm, também, mobilizado a atenção de inúmeros idosos do concelho, com os participantes a arrecadar diversos prémios individuais e colectivos. Nesta modalidade, o concelho tem já alguns vice-campeões.

A Liga Boccia Lousada, que vai na sua 2.ª edição, conta com a participação de todos os jogadores dos movimentos seniores com a realização de uma jornada mensal em diferentes locais do concelho.