Publicidade

Decorreram, no passado domingo, as eleições autárquicas. Estas são, sem qualquer dúvida, as eleições que mais dizem aos portugueses, afinal votamos todos para escolher aqueles que vão conduzir os destinos das nossas freguesias e concelho durante os próximos quatro anos.

Ainda assim, a abstenção continua a ser elevada, o que não devia acontecer. Em Penafiel, 72% dos eleitores inscritos foram às urnas exercer o seu direito de voto, quando no distrito e no país essa percentagem desce para os 50 e poucos por cento. É, por isso, muita gente que opta por ficar em casa. Muita gente que opta por ficar alheio ao futuro da sua terra. Muita gente que opta, erradamente, pela indiferença!

É importante exercermos este direito cívico que tanto custou a conquistar. Devemos ser todos cidadãos activos e manifestar, quanto mais não seja, através deste acto de votar, a nossa satisfação ou desagrado com aquilo que é feito pelas nossas terras. Esperemos que, aos poucos, se vá aumentando esta adesão às urnas e que se vá incutindo nos mais jovens a vontade de participar activamente na vida da comunidade, pois só assim poderemos construir um futuro melhor. Bem haja aos muitos milhares de penafidelenses que votaram no passado domingo.

Um obrigada muito especial a todos pela renovação do voto de confiança na Coligação Penafiel Quer. Aumentámos a votação, face a 2013, em quase 2%, registando o PS uma descida de cerca de 6%, o maior partido da oposição.

Reforçámos a votação em muitas freguesias, quando comparadas com os resultados de 2013.

Revelou-se infundado o receio que muitos tinham face a candidaturas independentes à Câmara Municipal.

Estamos, por isso, no bom caminho. Penafiel sabe o que quer!

Registámos, claro, com uma grande alegria a vitória em Paço de Sousa e na freguesia de Penafiel: duas grandes freguesias que eram lideradas pela oposição e que passarão agora a ser lideradas por dois grandes Presidentes de Junta, o Adelino Sousa em Paço de Sousa; e o Carlos Leão Barbosa em Penafiel!

Parabéns a eles, às suas equipas, que fizeram uma excelente campanha, mas parabéns a todos os nossos candidatos, sem excepção. Tínhamos, sem dúvida, os melhores líderes. As melhores equipas e os melhores projectos. Apesar disso, não ganhámos em todas as freguesias! Penafiel escolheu e agora temos todos de trabalhar por Penafiel e por todos os penafidelenses.

Um OBRIGADO a todos pela entrega, pelo esforço, pela dedicação e por acreditarem, desde a primeira hora, neste projecto que tem revolucionado Penafiel desde 2001.

Um abraço a todos! Estais todos no nosso coração!!!