Publicidade

A Câmara Municipal de Lousada lançou, em Junho, um projecto-piloto chamado “Lixo Sustentável” que permite aos munícipes obter descontos na factura do lixo entregando em troca resíduos recicláveis.

Segundo a autarquia, até agora já foram entregues no ecocentro municipal cerca de 12 toneladas de papel, embalagens de plástico e vidro (mais de seis toneladas de papel, cerca de uma tonelada e meia de plástico e cerca de quatro toneladas de vidro).

No primeiro trimestre, refere a mesma fonte, foram 160 os munícipes que aderiram a este projecto e que vão usufruir de um desconto na próxima factura de resíduos.

O projecto Lixo Sustentável é uma das acções implementadas no âmbito do Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade, assinalado pela Câmara Municipal e que pretende valorizar os recursos naturais, a educação ambiental e a sustentabilidade ambiental.

Além de sensibilizar para a importância da reciclagem, este projecto visa a redução da pegada ecológica do município e o cumprimento das metas do Plano de Acção do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos de Lousada.

Para saber mais sobre o projecto pode consultar o site do município.