Entrevista de emprego – O que vestir?

1

 

Num mercado cada vez mais competitivo, todos os detalhes contam e a imagem é um dos trunfos para quem quer conseguir um bom emprego ou progressão no mundo profissional.

Quando formamos uma opinião a respeito de alguém, cerca de 55% são baseados no aspeto visual, 38% na maneira como fala e apenas 7% no conteúdo do que é dito.

É muito importante causar boa impressão, porque pode não ter uma segunda oportunidade!

O meu conselho é simplificar, porque “menos é mais”. A roupa escolhida deve ser discreta, confortável e capaz de lhe proporcionar toda a confiança. Afinal quer ser recordado pelos melhores motivos, centrar-se no seu valor e competências profissionais!

Quando for a uma entrevista de emprego assegure-se de que a roupa que escolheu está em sintonia com a cultura empresarial do lugar a que se candidata. Se está a concorrer para um escritório de advogados, onde todos usam fato e gravata, deverá optar por um registo formal, mas se ambiciona um lugar numa agência de publicidade ou comunicação, por exemplo, é provável que o estilo vigente na empresa seja mais informal e criativo.

O cargo também pode indicar a importância da roupa, ou seja, quanto mais alto for, mais formal deverá ser o estilo.

Deve sentir-se confortável com a roupa, pois isso irá refletir-se na sua postura durante a entrevista. Se não sabe como comportar-se numa saia travada e nuns sapatos de salto alto, escolha umas calças e sapatos de tacão médio. O importante é sentir-se bem, confiante e ter liberdade de movimentos.

Para as mulheres

  • Opte por conjuntos com camisa branca, saias simples e femininas, prefira os modelos de um palmo acima do joelho.
  • Prefira calças clássicas, de corte a direito, nas situações mais formais. Pode optar por umas calças pretas ou cinzentas, que deverá conjugar com uma blusa e um blazer. Evite calças de cintura descaída, muito largas ou de corte skinny, por serem demasiado justas.
  • As calças de ganga, mesmo de cor escura, as leggins e mini saias, estão fora de questão.
  • O vestido pode ser uma boa opção para quem prefere uma peça única. Prefira os modelos cintados e por altura do joelho, sem grandes decotes ou alças finas, e em tons neutros. Conjugue-os com um blazer ou casaco de malha fina. Use um cinto de pele para marcar a cintura e uns stilletos.
  • As camisas e as blusas de malha fina, com decote em U ou em V são uma boa opção. A camisa não tem de ser branca, pelo que pode optar por cores neutras ou por padrões discretos. Evite malhas muito grossas ou com borbotos e camisas com folhos ou com estampados de grande dimensão, assim como as cores muito vivas. Os grandes decotes, as transparências, as rendas, as tachas e as lantejoulas também não são adequados para esta ocasião.
  • Tenha atenção aos detalhes e não se esqueça de usar uma maquilhagem suave, pois transmite um aspeto mais cuidado, confiável e competente.
  • As unhas devem estar sempre arranjadas e limpas, são muito importantes para a sua imagem, pois umas unhas sujas, lascadas e roídas passam a impressão de uma pessoa desleixada, ansiosa e insegura, use tons neutros e esqueça as cores vivas, os desenhos ou brilhantes.
  • O cabelo deve ter um aspeto cuidado e limpo. Não arrisque em penteados demasiado elaborados. O penteado deve ser simples e não esconder o rosto ou os olhos. Use-o o solto ou num rabo de cavalo.

Para os homens

  • Uma camisa branca ou de cor, de preferência lisa ou com padrões de pequena dimensão. Para os cargos mais formais, pode adicionar um colete, ou no caso de ser informal, um pulôver de decote em V de malha fina.
  • Recomendam-se os fatos azuis ou cinzento-escuro, gravatas discretas e camisas brancas. Contudo, tudo depende do lugar a que se candidata, não descuide o pormenor das meias, que devem ser escuras e altas, de modo a tapar o tornozelo.
  • Prefira as calças de corte clássico e a direito, e nunca use ganga ou calções numa entrevista de emprego. O comprimento correto das bainhas é fundamental. O ideal é que as calças fiquem direitas em baixo, sem ficarem amachucadas ou com excesso de tecido junto aos sapatos.
  • O cabelo deve ter um aspeto cuidado e limpo. Deve evitar restos de gel no cabelo ou caspa nos ombros. O cabelo deve ter um aspeto natural e não deve ficar muito rígido ou brilhante.
  • É importante que a barba esteja sempre feita.
  • Esconda as tatuagens e piercings.
Partilhar
Artigo anteriorCentenário
Próximo artigoMário Augusto no “Dia do Autor Português” de Valongo
Consultora de Imagem e Personal Shopper, Pós-graduada em Contratação Pública, Licenciada em Gestão, com especialização em empresas e Licenciada em Administração, com especialização Autárquica. Formada pela Fashion School do Porto, Especializou-se em Consultoria de Imagem Feminina e Masculina com Raquel Guimarães; Análise de coloração pessoal com Jorge Vilaça; Formação em roupa interior pela Dama de Copas; Formação em Personal Branding com Diogo Montes; Auto Maquilhagem com Mafalda Vieira; Consultoria de Imagem – Atendimento Online com Lilian Jordão e a especializar-se em Marketing Pessoal pelo Método Ponto Pessoal com Adriano Tadeu Barbosa (Brasil).