Foto: IRM/Verdadeiro Olhar

A Câmara Municipal de Lousada lembra que a limpeza dos espaços florestais junto a edifícios deve ser realizada até dia 15 de Abril, dando cumprimento às Normas para a Implementação de Faixas de Gestão de Combustível.

“O documento refere que se deve ter em consideração que árvores e arbustos devem estar afastados em, pelo menos cinco metros, dos edifícios, bem como a conservação de terreno limpo num raio de 50 metros das habitações”, sustenta a autarquia em nota de imprensa.

A Protecção Civil aconselha 10 passos para defender a casa: definir a faixa de protecção, reduzir a vegetação mais inflamável, fazer desbaste e desramação, manter a faixa dos 50 metros limpa, bem como a faixa de protecção não inflamável, ter os acessos desobstruídos, proceder à limpeza da cobertura e outras estruturas da casa e estar devidamente preparado para um eventual incendio com pás, ancinhos e mangueiras.

Para esclarecimentos adicionais deve ser contactado o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal através do telefone 255820500 ou através do endereço electrónico antonio.machado@nullcm-lousada.pt.