Publicidade

Susana OliveiraO final do ano é um momento especialmente sensível para fazermos balanços sobre o ano que passou e refletir sobre o novo ano que se inicia.

Ao longo do ano 2015, a Câmara Municipal de Penafiel realizou um vasto conjunto de investimentos no sentido de promover o desenvolvimento do nosso território e o bem estar da população. A grande quantidade de projetos, iniciativas, apoios e obras que foram realizadas impedem que, neste espaço, possa elencar todas elas. No entanto, importa referir que a autarquia deu continuidade à execução dos seus compromissos com os Penafidelenses e fê-lo de forma equitativa, realizando projetos e investimentos em todas as freguesias do concelho.

A área social foi, desde a primeira hora, uma prioridade para este executivo municipal. Em 2015, o Plano Municipal Solidário ficou mais próximo dos cidadãos, com a criação de 14 pontos de apoio social, distribuídos por todo o concelho. Através deste plano, foram apoiadas muitas famílias desprotegidas e, a nossa esperança, é que, em 2016, estas famílias possam ver a sua vida melhorar. No entanto, a Câmara Municipal estará sempre atenta e no terreno para, conjuntamente com os seus parceiros sociais, apoiar todos aqueles que possam viver momentos de dificuldades.

O trabalho realizado pela autarquia no campo da atração do investimento e do desenvolvimento económico de Penafiel, merece ser referenciado. Ao longo do ano foram concretizados vários investimentos privados e projetados outros investimentos que contribuem para a criação de postos de trabalho e de riqueza no nosso Municípios. Neste capítulo, temos a certeza que o ano 2016 também trará boas notícias para Penafiel.

Estas medidas e os investimentos feitos pela Câmara Municipal, contribuíram para Penafiel consolidar a sua posição no Ranking 2015 das Cidades, afirmando-se, uma vez mais, como a melhor cidade da região do Tâmega e Sousa para viver, visitar e fazer negócios.

Mais recentemente, foi publicado o Índice da Transparência Municipal, onde o Município de Penafiel subiu 188 lugares. Este ranking é feito a partir da análise da informação disponibilizada pelas autarquias nas suas páginas na internet. O investimento feito na criação de uma nova página na internet permitiu, através da nova plataforma, disponibilizar mais informação e mais documentos on-line e, assim, Penafiel ascendeu à posição 71 no conjunto dos 308 Municípios de Portugal.

No passado dia 27, parte de um edifício, sito na Praça da Escritaria foi consumida por um incêndio urbano. A ação eficiente e concertação entre as forças de seguranças, os nossos Bombeiros Voluntários e o Comando Operacional Municipal permitiram conter o fogo e evitar que as chamas alastrassem aos prédios contínuos. Não posso deixar de terminar com uma mensagem de conforto e de coragem às pessoas que viviam neste edifício, desejando-lhe que o ano 2016 seja bem melhor do que aquele que agora termina.